segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

deita otima endicada pelo governo brasileiro

eleção brasileira do prato

Seleção brasileira do pratoNo ano da Copa, estamos perdendo o jogo da saúde. Dados do IBGE indicam aumento do peso médio dos brasileiros: 50,1% dos homens e 48% das mulheres estão acima do peso. Para além dos esforços nos estádios, a boa notícia é que o governo está trabalhando sério para virar o placar da balança.
Nosso país é exemplo em várias áreas. Mas esqueça o futebol. O Brasil está dando um passo muito importante para orientar a alimentação de sua população. O Ministério da Saúde está lançando a edição 2014 do Guia Alimentar da População Brasileira. O manual, que atualiza o anterior, divulgado em 2006, apresenta diretrizes alimentares oficiais para orientar as escolhas mais saudáveis de alimentos e hábitos à mesa.
guia-tabela
Evolução da obesidade no Brasil – entre os gêneros, assusta o salto entre os homens

Ótimas notícias para o seu paladar

Ao invés de encher nossa cabeça com detalhes confusos, as diretrizes brasileiras enfatizam o bem-estar da dieta. E sugerem maneiras sensatas e positivas para os podermos comer melhor. Além de trazer muita, mas muita informação, apresenta dicas úteis para deixar engatilhadas no tablet, como a Tabela de Medidas e Calorias – lá no final do documento. Clique aqui para ter acesso ao guia.
Fico feliz em ver que a maioria das orientações já foi abordada aqui, como o incentivo ao consumo de alimentos frescos. Outra é estimular o convívio familiar nas refeições cotidianas. E, ainda, valorizar todos os grupos de alimentos para refeições variadas e coloridas – veja mais a seguir.

guia
Imagens de refeições ideais, de acordo com as regiões do Brasil

Veja um resumo das principais orientações

Prepare as refeições a partir de alimentos frescos
Use óleo, açúcar e sal com moderação
Limite o consumo de comidas e bebidas industrializados
Não se alimente à frente da TV ou computador para prestar atenção ao que está comendo
Prefira alimentos da época e produzidos localmente
Planeje com antecedência preparar e comer a refeição no seu tempo adequado
Seja crítico da propaganda comercial de produtos alimentares
Evite cadeias de fast food

Nenhum comentário:

Postar um comentário